O que é a diferencia entre Masterizaçao Artesanal e Masterizaçao Industrial?
Tischmeyer e Omid, Sessão
Masterização, Alemanha
A maioria dos técnicos de som, produtores musicais e artistas/músicos em geral sabem que a Masterizaçao é essencial para garantir o nível de qualidade do produto final - o CD a ser comercializado no mercado. Mesmo com o avanço do Homestudio no mercado, competindo diretamente com os estúdios de gravaçao comerciais/profissionais, a Masterizaçao continue ocupando um lugar essencial na produçao de um CD.
Com muitas produçoes feitas em Homestudio, a Masterizaçao ganhou mais espaço e importância ainda, porque é acabou se transformando a última chance de corrigir qualquer descuido da produçao, na parte anterior, como na gravaçao ou na mixagem. Se o projeto foi mixado em uma técnica de mixagem, na qual as ondas estacionárias nao foram tratadas, é comun a mixagem ter estas falhas impressas no espectro sonoro dela. A Masterizaçao pode recuperar o balanço natural, que especialmente importante para produçoes caseiras, e leventar a produçao para o nivel profissional.
Mas limitar o ajuste do equilíbrio tonal a correçoes acústica, correçoes de captaçao e mixagem nao seria jus a grande arte da Masterizaçao. A Masterizaçao nao é somente corretiva, mas também tem uma parte criativa, muito valorizado nos grande estúdios de Masterizaçao.
Um outro aspecto da Masterizaçao é de levantar o volume geral da música, de uma maneira, que nao prejudique o equilibro tonal e outros aspectos musicais, como diferencias dinâmicas da música. É nesta parte que a maioria das Masterizaçoes industriais faliam. Neste tipo de Masterizaçao se estabelece um preset, baseado em uma música (ou em casas nao-profissionais baseado em outros trabalhos de outros clientes) que esta sendo aplicado a todas as faixas, muitas vezes ignorando o espectro tonal ou a faixa dinamica musical. O moto virou: quanto mais volume melhor! Mais volume tem as suas vantagens, especialmente referente a nossa dificuldade de ouvri graves e agudos em volumes baixos, mas se deve respeitar os seguintes limites:
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Rock, Hardrock, Metal, Punk: até -10dBFS/RMS
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Tecno, Trance, Elektro: até -10dBFS/RMS
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Pop, R'n'B, HipHop, Broadcast: até -12dBFS/RMS
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World, Chillout, Lounge: até -14dBFS/RMS
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Jazz, Bossa, Chorinho: até -16dBFS/RMS
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Música Clássica: até - 18dBFS/RMS